Você está aqui: Página Inicial Docentes Prof.ª Dr.ª Monica Talarico Duailibi

Prof.ª Dr.ª Monica Talarico Duailibi


 

 

 

Linhas de Pesquisa:

ENGENHARIA TECIDUAL

 

Trabalhos Relevantes:

Duailibi SE, Duailibi MT, Vacanti JP and Yelick PC. Prospects for tooth regeneration. Perodontology, 2000, v.41: 177-187

Duailibi MT, Duailibi SE. A Mandibular model for tooth tissue engineering using post-natal dental stem cells. Periodontology 2000. (submitted for publication).

Duailibi MT, Duailibi SE, Young CS, Bartlett JD, Vacanti JP, Yelick PC. 2004. Bioengineered teeth from cultured rat tooth bud cells. J Dent Res. Jul.83(7):523-8.

"PROJETO SUBSTITUTO BIOLÓGICO DO DENTE"

EQUIPE DE PESQUISADORES BRASILEIROS E AMERICANOS CONSTROEM COROAS DENTAIS COM TÉCNICAS DE ENGENHARIA TECIDUAL EM SEGUNDA ESPÉCIE DE MAMÍFEROS -Demonstraram a evidência que os métodos podem ser usados em todos os mamíferos incluindo humanos.
     Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) do Brasil, do Forsyth Institute e do Massachusetts General Hospital em Boston, USA, regeneraram coroas dentárias de ratos utilizando técnicas de engenharia tecidual.
     Os avanços, amplamente divulgados pelo Forsyth Institute a respeito da regeneração de coroas dentárias de porcos em 2002, serviram de base para este estudo sinalizando que um dia será possível o crescimento de novos dentes humanos a partir de células do próprio indivíduo.
     “Nós estamos muito entusiasmados porque os sistemas em mamíferos tendem a funcionar de forma similar”, diz a Profa. Dra. Pamela Yelick, Membro Assistente do Forsyth Institute e a investigatora principal do projeto. “Tendo regenerado dentes de uma segunda espécie de mamíferos nos permite acreditar no sucesso semelhante em dentes humanos.”
     No Brasil, aproximadamente 15% da população perderam todos os seus dentes - e mais de 35% dos indivíduos acima dos 50 anos não apresentam dentição completa, de acordo com as estatísticas de órgãos governamentais. A Profa. Dra. Monica T. Duailibi, cirurgiã dentista e pesquisadora da UNIFESP, primeira autora do trabalho, disse: “A perda dentária acarreta problemas com a aparência, a nutrição, e acima de tudo com a saúde. Nosso objetivo é um dia solucionar esses problemas pelos mecanismos da criação de um novo dente.”
     A Dra. Duailibi desenvolveu o trabalho no Forsyth com o Prof. Dr. Silvio E. Duailibi, cirurgião dentista, docente e pesquisador da UNIFESP, quando ambos eram doutorandos da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente realizam suas pesquisas no programa de pós-doutorado na UNIFESP, no Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
     Em suas investigações mais recentes a equipe descobriu ser possível a manutenção de células formadoras de dente em cultura, por seis dias antes de sua implantação. “Isto mostra que células dentárias progenitoras podem gerar coroas dentárias contendo dentina, esmalte e polpa. O trabalho mostra também que é possível cultivar células tronco dentárias adultas em quantidade suficiente para o crescimento de um dente completo”, afirma o casal Duailibi.
     Os avanços foram relatados na edição de Julho de 2004 do Journal of Dental Research que também inclui um artigo da equipe Britânica, a qual utiliza células tronco não dentária (células embriônicas) para o crescimento de dentes primitivos em camundongos e um editorial descrevendo “o imenso potencial” da aplicação de técnicas de engenharia tecidual e regeneração em Odontologia.
     Segundo o Prof. Dr. Dominick P. DePaola (Cirurgião Dentista e PhD), Chefe Executivo e Presidente do Forsyth Institute, “Esta inovação científica proclama uma revolução na Odontologia, na qual ferramentas biológicas substituirão paulatinamente as mecânicas já existentes.”
     O Prof. Dr. Paulo Augusto de Lima Pontes, Médico, Professor Titular da UNIFESP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, diz: “Os resultados mostrados pelo casal Duailibi e seus parceiros americanos prometem novas opções terapêuticas na Medicina e Odontologia.”
     Para a construção do dente de rato por meio da técnica de engenharia tecidual, os cientistas utilizaram métodos similares aos previamente empregados no Forsyth para a obtenção de dentes de porco. Em ambos os ensaios experimentais, os pesquisadores “semearam” células obtidas de dentes imaturos de animais sobre um arcabouço de polímero biodegradável. Os arcabouços foram implantados na cavidade abdominal de ratos hospedeiros. Dependendo das particularidades do experimento, no período de três a seis meses, formaram-se pequenas coroas dentais de fácil reconhecimento.
     Anteriormente, pesquisadores do Forsyth obtiveram o crescimento de pequenos dentes provenientes de células dissociadas obtidas de germes dentais de dentes molares de porcos. Apesar dos resultados positivos, surgiram algumas dúvidas relacionadas com a dissociação incompleta do tecido dental. No presente trabalho os cientistas mantiveram em cultura células individuais de germes dentários antes de sua implantação, demonstrando assim que células individuais podem interagir com o arcabouço, crescendo e multiplicando-se no seu interior. A partir desta estrutura, formam-se coroas dentárias onde podemos encontrar dentina, esmalte e polpa indicando que é possível expandir em laboratório uma população de células tronco dentárias progenitoras de tal forma a gerar células suficientes para construir um dente completo pela técnica de engenharia tecidual.
     Em ambas as abordagens experimentais, os cientistas utilizaram células tronco dentárias “adultas”, as quais permitiram somente o aumento do tecido dentário. Eles não utilizaram células tronco embriônicas que podem induzir à formação de uma variedade de tecidos.
     O objetivo dos cientistas é desenvolver métodos para a reposição de dentes humanos ausentes congenitamente ou extraídos, através do crescimento na mandíbula de um novo dente proveniente de suas próprias células das células do próprio indivíduo.
     Eles estão trabalhando atualmente com a possibilidade do crescimento de novo dente na mandíbula de mamíferos e estão começando a trabalhar com tecido dentário humano. “Dentro de um ano, nós esperamos determinar se os métodos utilizados para crescer dentes em animais serão úteis para regenerar dentes humanos”, diz Yelick “Se o método provar a sua eficácia, levaremos pelo menos sete anos para que ele possa ser testado clinicamente em humanos".
     Nas palavras do médico e colaborador Joseph P. Vacanti, "a Dra. Yelick e sua equipe fizeram um enorme progresso para o desenvolvimento de um dente vivo construído pela técnica de engenharia tecidual. À medida que mais conhecimentos sobre os mecanismos biológicos e genéticos do desenvolvimento dentário são obtidos, abordagens racionais para a construção de dentes vivos a partir de células tronco estão progredindo da imaginação para a realidade.” Dr. Vacanti é Chefe do Departamento de Cirurgia Pediátrica; Cirurgião e Chefe do Hospital for Children; Diretor de Pedriatric Transplantation e Diretor do Laboratório de Engenharia Tecidual e Fabricação de Órgãos do Massachusetts General Hospital.
     De acordo com o médico e cirurgião dentista Prof. Dr. Bruce Donoff, Diretor da Harvard School of Dental Medicine, “Tendo ajudado a financiar esta importante pesquisa, nós estamos orgulhosos em sermos colaboradores neste caminho futuro da Odontologia. Estes avanços estão redirecionando a Odontologia das restauracoes baseadas em tecnica para restauracoes baseadas em solucoes biologicas atraves da regeneracao. O possível impacto na prática odontológica e saúde bucal é bastante amplo".
     Além da Dra. Yelick, Dra. Monica e Dr. Silvio Duailibi, Dr. Vacanti, os membros desta equipe incluem o Professores Doutores Conan S. Young, e John D. Bartlett, ambos do Departamento de Biologia das Citocinas do Forsyth Institute.
     Os cientistas brasileiros, Mônica e Silvio Duailibi, pesquisadores da UNIFESP, desenvolvem suas investigações científicas na área de terapia celular por meio de Engenharia Tecidual no Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica - CINTERGEN da UNIFESP.
     As pesquisas foram financiadas pela Harvard School of Dental Medicine e o Center for Integration of Medicine and Innovative Technology, com o patrocínio adicional e suporte financeiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), UNIFESP-Escola Paulista de Medicina e o Forsyth Institute.


Esquema do Projeto Substituto Biol[ogico do Dente

* The Forsyth Institute é uma organização de pesquisa independente sem fins lucrativo focada na ciência biomédica e desenvolvimento da pesquisa oral e craniofacial
* A UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo é um órgão público de ensino e pesquisa na área médica.
Para ver essa matéria em inglês CLIQUE AQUI

 

Clipping - Impacto do trabalho "Bioengineered Teeth from Cultured Rat Tooth Bud Cells" (24/06/2004) na Mídia Nacional e Internacional

TV
CANAL 21 ............................................................. 1´50´´
TV BANDEIRANTES .................................................. 1´40´´
TV CULTURA .......................................................... 3´00´´
JORNAL DA NOITE NA BAND ...................................... 20´´
CANAL UNIVERSITÁRIO (TV UNIFESP) ........................ 5´durante 7 dias (por 2x/dia)
GLOBO - ANTENA PAULISTA ...................................... 2´30´´

RÁDIO
RÁDIO BANDEIRANTES (JORNAL GENTE) ...................... 3´30´´
RÁDIO CBN (CBN TOTAL) ......................................... 12´20´´

MÍDIA
TERRA - JORNAL DO TERRA ....................................... 5´00´´

JORNAIS BRASILEIROS
- O ESTADO DE SÃO PAULO - ANO 125 Nº 40428 - São Paulo, 25 de Junho de 2004 - SEXTA-FEIRA - GERAL
- CIÊNCIA - p. A 11. - Células-tronco dão origem a dentes de rato.
- FOLHA DE SÃO PAULO - ANO 84 - Nº 27.477 - São Paulo, 25 de Junho de 2004 - SEXTA-FEIRA -FOLHACIÊNCIA - p. A 14 - Brasileiros criam dente em abdôme de rato.
- JORNAL DA TARDE - ANO 39 Nº 12359 - São Paulo, 25 de Junho de 2004 - SEXTA-FEIRA -CIDADE - PESQUISA - p. A5 - No futuro, adultos também terão dentes renováveis.
- JORNAL DO BRASIL - ANO 114 Nº 78 - Rio de Janeiro,25 de Junho de 2004 - SEXTA-FEIRA -SAÚDE - p. A14 - O fim da dentadura.
- O GLOBO - ANO LXXIX Nº 25.890 - Rio de Janeiro,25 de Junho de 2004 - SEXTA-FEIRA -CIÊNCIA E VIDA - p. 32 - Terapia de célula-tronco gera dentes novos.

REVISTA BRASILEIRA
- REVISTA ÉPOCA - Nº 319 - 28 DE JUNHO DE 2004 - p. 12 - Descoberta - Dentes Novos a partir de células-tronco.

JORNAIS SULAMERICANOS
- LA NACION - AÑO 135 Nº 47.669 - BUENOS AIRES, VIERNES 25 DE JUNIO DE 2004 - CIENCIA/SALUD - p. 13 - Investigadores brasileños, norteamericanos e ingleses obtienen dientes a partir de células madre.


IMPACTO NA MÍDIA INTERNACIONAL
A.J. (T.Smith) - “Tooth tissue Engineering and Regeneration - A Translational Vision!" J.Dent. Res., July 1,2004; 83(7):517-517.
Harvard University Gazette
"U.S. - Brazil team bioengineers tooth crown in second mammal species”
The Forsyth Institute - A World Force in Science and Health
" U.S. - Brazil team bioengineers tooth crown in second mammal species”
Journal of Dental Research
Research Report - Biomaterial & Bioengineering
“Bioengineered teeth from cultured rat tooth bud cells”
American Dental Association - ADA
“Tissue Engineering regenerates tooth crowns in animal model”
New Scientist
“Tooth growing experiments bring smile”
Boston Herald
“Jawdropping: Researchers find way to regrow teeth”
Stem Cells Research Foudation - What´S New
“Adult Stem Cells can rise to tooth crowns”
Los Angeles Times - Science File June 26,2004
“Scientists regrow teeth in rats using stem cells”
Science Daily
"U.S. - Brazil team bioengineers tooth crown in second mammal species”
Künzel
“Bioengineered teeth from cultured rat tooth bud cells”
Tufts University - School Of Engineering Biomedical Engineering
“Whole Tooth Tissue Engineering”
Yahoo News
“Research focuses on growing new teeth"
Bio Space News
"U.S.-Brazil team bioengineers tooth crown in second mammal species”
La Nacion Line - Ciencia/Salud Viernes 25 De Junio De 2004
“Investigadores Brasileños, Norteamericanos e Ingleses obtienen dientesa partir de células-madre”
Agenda Del Conicet - Becas
“Investigadores Brasileños, Norteamericanos e Ingleses obtienen dientesa partir de células-madre”
BB Biotech 22 Jun 2004
"A third set of teeth? - Something to chew on !”
Sector Salud
“Investigadores Brasileños, Norteamericanos e Ingleses obtienen dientesa partir de células-madre”
Yosoy TUCUMAN
“Investigadores Brasileños, Norteamericanos e Ingleses obtienen dientesa partir de células-madre”
UOL Inovação - Biotecnology 24/06/2004 - 20h00
"Research opens way to generate teeth from cell-trunk”
Dentalsite RÚSSIA, 31 DE JUNHO 2004
"Bioengineered Teeth from Cultured Rat Tooth Bud Cells"

IMPACTO NA MÍDIA NACIONAL
UNICASTELO - Universidade Camilo Castelo Branco
“Professores da Unicastelo estudam a terceira dentição em humanos”
Notícias - UNICAMP
“Células tronco aplicadas para a reabilitação oral”
Faculdade de Medicina da UNIVERSIDADE FEDERAL RIO DE JANEIRO - UFRJ - Número 79 - Ano II 05/07/2004
"Terapia de células-tronco gera dentes novos"
"Experiência com animais abre caminho para regeneração dentária em seres humanos"
Medcenter : Brasil : Odontologia 9 de agosto 2004
“Cientistas desenvolvem dentes com célula-tronco”
Jornal da Ciência - SBPC - 25/06/2004
“Terapia de células-tronco gera dentes novos”
CDF
“Terapia de células-tronco gera dentes novos”
Jornal Correio da Paraíba - JOÃO PESSOA - Domingo, 11 Julho de 2004
“Regeneração de Coroas Dentárias”
Laboratório de Citogenética e Mutagênese - Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Unipam
“Notícia: Dois Pesquisadores da UNIFESP conseguiram criar dentes de camundongos usando células tronco adultas”
Odontoclube
“Pesquisadores constroem coroas dentais com técnicas de Engenharia Tecidual”
Comerciarios On-Line - Sinecom
“Brasileiros usam célula tronco para criar dente de camundongo”
Folha On Line (Uol 24/06/2004 - 19h01)
“Brasileiros usam células tronco para criar dente de camundongo”
MOVITAE -Movimento em prol da vida
“Pesquisa abre caminho para gerar dentes a partir de célula-tronco”
Corumba On-Line - Saúde - 24/06/2004 - 18:09:22
“Brasileiros usam célula tronco para criar dente de camundongo”
Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento - Bionotícias
“Células tronco dão origem a dentes de ratos”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO 6/07/2004 14:46
“Pesquisa abre caminho para gerar dentes a partir de célula-tronco”
Saúde Em Movimento
"Pesquisa comprova que é possível induzir a produção de um dente através de Engenharia de Tecidos”
Portal Ufo Gênesis 25/06/2004
“Cientistas desenvolvem dentes com célula-tronco”
Caete On Line 25/06/2004
“Pesquisa abre caminho para gerar dentes a partir de célula-tronco”
Invitare Pesquisa Clínica
“Cientistas desenvolvem dentes com célula-tronco. Experimento com ratos confirma sucesso com porcos e abre perspectiva para a substituiçãp de dentes em humanos”
Anup Pesquisa 25/06/2004
“Cientistas desenvolvem dentes com célula-tronco”
Revista Arca 25/06/2004
"Células tronco: Esperança para uma nova dentição”
Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia - 25/06/2004
“Pesquisa de Brasileiros abre o mesmo caminho para os humanos”
O Pantaneiro - On Line - 27/06/2004 - Edições : 13 a 19/6/2004
“Brasileiros usam célula tronco para criar dente de camundongo”
O Globo
“Terapia de célula-tronco gera dentes novos”
Uol Inovação - Biotecnologia
"Pesquisa abre caminho para gerar dentes a partir de célula-tronco”
Folha de São Paulo - Medicina Online - São Paulo, Sexta-Feira, 25 de Junho de 2004 - Folha Ciência
“Técnica que usa células de adulto para criar prótese natural pode ir ao mercado em dez anos - Brasileiros criam dente em abdome de rato “
Sbc - Notícias da Imprensa e da Sbc - Ciência
“Cientistas Brasileiros tentam desenvolver terceira dentição”
Por Dra. Shirley De Campos 2004/06/28
“Células-tronco adultas da boca”
Notibras - Quinta-feira 01 de Julho de 2004
“Cientistas criam dente-célula”
Jornal do Terra - Especial - Sexta-Feira, 25 De Junho De 2004
“Cientistas Brasileiros já dominam técnica para criar dente humano”
Novo Care - Novo Nordisk - Diabetes Pacientes - Um Serviço Novo Nordisk
“Fim da Dentadura”
EPTV.com - CIÊNCIA
“Brasileiros e Norteamericanos desenvolvem 3ª dentição em barriga de rato”
UNIVERSIDADE FDERAL DO MARANHÃO
“Pesquisa abre caminho para gerar dentes a partir de células-tronco”
Bol Brasil On Line - Quinta-feira, 24 de Junho de 2004 19h01
“Brasileiros usam célula tronco para criar dente de camundongo”
Aonp- Revista 14 - Bioengenharia
“Dentes através de Engenharia de Tecidos”
Edent - O Portal da Odontologia da Abo
“Pesquisa abre caminho para gerar dentes a partir de células-tronco”
Portal Vsp - Notícias - Vsp Tecnologia & Empreendimentos - Brasil 25/06/2004
“Cientistas desenvolvem dentes com célula-tronco”

Ações do documento
« Setembro 2017 »
Setembro
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Acessar


Esqueceu sua senha?