Você está aqui: Página Inicial Docentes Prof. Dr. Maurício Martins Rodrigues

Prof. Dr. Maurício Martins Rodrigues

Prof. Maurício

 

Formação acadêmica:

1983  -  Bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

1989  - Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

1989-1991 – Pós-Doutorado New York University School of Medicine

2001 - Livre Docente pela UNIFESP-EPM

e-mail: mrodrigues@unifesp.br

 

Linhas de  Pesquisa


Estudo da resposta imune induzida por vacinas de DNA, antígenos e vírus recombinantes com ênfase no desenvolvimento de vacinas contra protozoários patogênicos.

 

Recente desenvolvimento no campo da biologia molecular tornou possível expressar genes de antígenos de diferentes patógenos em sistemas heterólogos. A produção destas proteínas recombinantes possibilita determinar os antígenos que representam os principais alvos da resposta imune dos hospedeiros vertebrados. A partir da identificação destes antígenos, é possível testar, por imunização ativa, o potencial imunoprotetor de cada uma destas proteínas. Estes estudos tornam os antígenos protetores, ou seus epítopos mais importantes, fortes candidatos para serem parte de vacinas recombinantes contra o respectivo patógeno.

Linfócitos T CD4 Th1 e CD8 Tc1 estão entre os principais mecanismos mediadores da resistência às infecções por protozoários patogênicos intracelulares. É o objetivo geral do nosso trabalho explorar novas estratégias usando proteínas e vírus recombinantes ou vacinas de DNA para a indução de respostas imunes mediadas por estes linfócitos a fim de aumentar a resistência contra as infecções experimentais causadas pelo Plasmodium ou Trypanosoma cruzi.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

1-        Geração de proteínas e vírus recombinantes representando antígenos majoritários de Plasmodium, Trypanosoma cruzi, e construção de plasmídios de DNA contendo seqüências de nucleotídios dos respectivos genes que codificam estes antígenos.

2-        Análise e comparação da resposta imune de camundongos imunizados com proteínas, vírus recombinantes, vacinas de DNA ou combinações destes vetores.

3-        Análise dos mecanismos imunológicos efetores induzidos pela imunização com os diferentes antígenos recombinantes.

No nosso caso específico, estudos de imunização ativa, em camundongos, vêm sendo executados em meu laboratório utilizando proteínas recombinantes assim como vetores virais e plasmidiais contendo genes de antígenos majoritários de Plasmodium (proteína CS da superfície do esporozoíta e proteína MSP-1 da superfície de merozoítas), e T. cruzi (trans-sialidase da superfície de tripomastigotas e Amastigote Surface Protein-2 da superfície de amastigotas). Diversos parâmetros da resposta imune induzida por estas proteínas recombinantes e vetores tem sido comparados. Entre os diversos parâmetros imunológicos, temos analisado a resposta imune mediada por anticorpos e por linfócitos T CD4 e CD8. No caso dos linfócitos T definimos algumas da linfocinas produzidas por estes.

Estes estudos visam proporcionar novas opções no desenvolvimento de vacinas recombinantes e a definição de antígenos como alternativa para estas vacinas.  Os estudos são financiados por instituições de auxílio à pesquisa no Brasil (FAPESP, INCTV-CNPq, e PRONEX-CNPq).

Ações do documento
« Julho 2017 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Acessar


Esqueceu sua senha?